BlogBlogs.Com.Br

Páginas

O Pentateuco e Torah

Pentateuco é o nome dado pelos cristãos ao grupo dos cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Torah, por sua vez, é o termo transliterado do Hebraico, significando "A Lei", e é empregado pelos judeus para salientar a importância do conceito judaico do conteúdo legal dos cinco livros.

A erudição conservadora unanimemente atribui a Moisés a autoria do Pentateuco, e o Senhor Jesus a ele Se referiu: "Importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos" (Lucas 24.44).

Em seu conteúdo, o Pentateuco se classifica em três facetas: histórica - abrangendo o período da Criação até a morte de Moisés, dividido de Adão ao nascimento de Abraão, em 1996 a.C., e de Abraão à morte de Moisés, em 1451 a.C – legal - nenhum documento escrito tem tido mais influência nas leis morais e judiciárias da sociedade - e doutrinária.

São encontrados os seguintes conceitos: Deus, o Criador de todas as coisas; o homem, criado perfeito e se transformando em pecador; o Salvador, o Messias prometido; a redenção por meio da fé; O Reino de Deus na Terra, simbolizado na teocracia israelita; a Igreja, prefigurada no tabernáculo e na assembléia do povo; as recompensas e os castigos, vislumbres do Céu e do inferno.

Fonte: edições antigas do Jornal Folha Universal