BlogBlogs.Com.Br

Páginas

Os passos de Jesus

A vida terrena do Senhor Jesus foi passada em um território muito limitado, porém extremamente estratégico. Ao longo das costas palestinenses e através da Galiléia, passavam o comércio e os exércitos do mundo. A Palestina era o ponto de junção dos três continentes, situada entre o Mar Mediterrâneo e o grande deserto da Arábia. Nos  dias de Jesus, dividia-se em quatro partes, todas sob o domínio de Roma: Judéia, parte sul, baluarte do conservadorismo judaico; Galiléia, parte norte, com grande mistura de população grega; Samaria, no meio, raça híbrida, em parte de sangue judaico; Peréia, ao leste do baixo Jordão, com muitas e prósperas cidade romanas.
Herodes governava a Galiléia e a Peréia. Pilatos, a Judéia e Samaria. Alexandria, segunda cidade do império romano, ficava uns 500 km a Sudoeste. Antioquia, terceira cidade, uns 500 km ao Norte. Exceto na fuga ao Egito, quando Jesus era criança, não há informações que comprovem o afastamento dEle por mais de 110 km. Jerusalém ao Sul, Sidom ao Norte, Decápolis e Peréia a Leste, foram os limites de suas viagem conhecidas.
Segundo o historiador Josefo, a Galiléia tinha uma população estimada em três milhões de pessoas e era uma região repleta de ricas cidades gregas. Elas foi um centro considerável de cultura mundial. A 6 km apenas de Nazaré, situava-se Seforis, capital romana da região e onde ficava a residência real de Herodes.

Fonte: edições antigas do Jornal Folha Universal