BlogBlogs.Com.Br

Páginas

A música na Bíblia

Na vida do povo de Deus, a música sempre teve uma importância muito grande. Nos tempos do Antigo Testamento, ela ficava sob a responsabilidade dos levitas. Estes eram os líderes da adoração e serviam ao Senhor no Templo.
Os instrumentos usados para cantar os salmos eram de corda, sopro e percussão. Eles usavam a lira, um instrumento em forma de "U", que possuía cordas nas extremidades, e o saltério de dez cordas, que era tocado com os dedos. Para soprar existiam mais opções: usavam chifres de carneiro, uma flauta vertical, um caniço duplo que lembrava um oboé e uma trombeta de metal. Usavam ainda o tamborim, os címbalos e o sistro (um instrumento de percussão que lembra o xilofone).
O livro de Salmos era usado como hinário. Os sacrifícios matutinos e vespertinos eram acompanhados por cânticos, que podiam ser de louvor, petição ou ação de graças.
Os salmos podiam ser cantados por um solista ou por várias pessoas, por um coro ou de forma responsiva. A palavra "Selá", que encontramos repetidamente em alguns salmos, assinalava o momento do interlúdio.
O povo de Deus tinha consciência da importância do louvor. Nas Escrituras Sagradas, são frequentes os apelos para que os servos louvem a Deus.
"Quanto a nós, teu povo e ovelhas do teu pasto, para sempre te daremos graças; de geração em geração proclamaremos os teus louvores." (Salmos 79.13).

Fonte: edições antigas do Jornal Folha Universal