BlogBlogs.Com.Br

Páginas

Escribas e Fariseus


"Então, falou Jesus às multidões e aos discípulos: Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e fariseus. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. Atam fardos pesados (e difíceis de carregar) e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homem; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas. Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens." (Mateus 23.1-7)
Os fariseus eram a seita religiosa mais numerosa, poderosa e influente dos dias de Jesus. Legalistas rigorosos, defendiam a rígida observância da letra e das formas da Lei, como também das tradições. Havia entre eles alguns homens bons. Mas, em geral, eram conhecidos por sua cobiça, crueldade, justiça-própria e       hipocrisia.
Os escribas eram copistas das Escrituras. Devido à familiaridade com os pormenores da Lei, vieram a ser reconhecidos como autoridades. "doutores". Os escribas e os fariseus eram os líderes religiosos do povo.
As palavras de Jesus , a eles endereçadas, constituem a mais dura e árdua indignação. Ele nunca falou desse modo a pecadores, a publicanos, nem ao comum do povo. A hipocrisia religiosa sempre O aborreceu extremamente. Por isso , Jesus, a todo tempo, os repreendeu. "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens ; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!" (Mateus 23.13).   

Fonte: edições antigas do Jornal Folha Universal