BlogBlogs.Com.Br

Páginas

Calvário ou Gólgota

Segundo o suplemento arqueológico da Bíblia Trompson, ambas as palavras, e a segunda, do aramaico, significam "a caveira" ou " o lugar da caveira" e fazem referência ao lugar onde Cristo foi crucificado (Mt 27.33; Lc 23.33). Se o chamavam "o lugar da caveira" por ser um local de execução (um lugar onde havia caveiras), ou porque o lugar se parecia com uma caveira, não se sabe até hoje.
A localização exata do calvário é atualmente desconhecida, devido ao fato de Tito ter destruído Jerusalém no ano 70 d.C.. Poucos cristãos regressaram para viver ali, e os que o fizeram certamente eram meninos quando fugiram da cidade e, ao regressarem, não tiveram condições de reconhecer nenhum lugar em meio à devastação total ocorrida 60 anos antes. As Escrituras somente indicam que a horrenda tragédia aconteceu na parte de fora dos muros, num lugar proeminente que podia ser visto de longe. O calvário encontrava-se mais ou menos próximo de uma porta da cidade e perto de uma rua que, evidentemente, passava através da porta e diante do lugar de execução (Mt 27.39; Lc 23.49; Jo 19.20; At 13.12). João declara que o túmulo encontrava-se em um horto nas proximidades (Jo 19.41).
Têm sido sugeridos vários lugares de provável localização da sepultura, mas um deles é considerado com mais seriedade pelos evangélicos: o Calvário de Gordon, com sua Tumba do Jardim.

Fonte: edições antigas do Jornal Folha Universal